Águia de Bonelli

 
Este é um animal em extinção no nosso Concelho. São difíceis de observar mas uma das riquezas naturais que devemos preservar na Serra de Sintra, pois, ao que sabemos, só há um casal!
aguia-de-bonelli2.jpg

A  Águia de Bonneli é uma ave muito grande, de asas largas e aspeto robusto que se identifica sobretudo pelo ventre branco, contrastando com as asas mais escuras.

 

Na secção "Desenhos para colorir" tens mais desenhos para pintar.

Podem ter entre 55-65 centímetros de comprimento e 145-165 centímetros de envergadura e alimentam-se de mamíferos de pequeno porte e aves como perdizes, pombos e rolas, e até de répteis.

O seu habital ocorre em zonas de média e baixa montanha combinadas com campos agrícolas e necessita de territórios de caça muito extensos e tranquilos, caçando preferencialmente em florestas pouco densas – por isso o nosso casal de Águias de Bonneli escolheram Sintra!

... cada casal possui vários ninhos que utiliza de forma alternada?

Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto

aguia-de-bonelli1.jpg

Características gerais
Ave muito grande, de asas largas e aspeto robusto.
Vistos de baixo, os adultos possuem o corpo esbranquiçado, asas escuras com o bordo anterior claro e uma barra negra a meio das asas que se prolonga até à articulação. Apresentam o dorso escuro, com a possível existência de um manto branco.
Comprimento= 55-65 centímetros. Envergadura=145-165 centímetros.

Alimentação
Mamíferos de pequeno porte e aves como perdizes, pombos e rolas. Pode caçar répteis.

Habitat
Ocorre em zonas de média e baixa montanha combinadas com campos agrícolas e necessita de territórios de caça muito extensos e tranquilos, caçando preferencialmente em florestas pouco densas.

Reprodução
Entre janeiro e junho. Trata-se de uma espécie monogâmica e muito territorial, que nidifica em fragas ou árvores, produzindo uma a duas crias que são cuidadas por ambos os progenitores.

Estatuto de conservação
Global –  Pouco Preocupante;
Nacional – Em Perigo;
Sintra – raro; apenas um casal.

Ameaças
Perturbação humana: caça furtiva, perturbação dos locais de nidificação, pilhagem de juvenis e ovos. Destruição do habitat, com consequente escassez de territórios de caça e locais de nidificação.

Medidas de proteção
Controlo da edificação nas áreas de caça e de nidificação.
Acompanhamento da gestão florestal na Serra.

VALORES NATURAIS
A Serra de Sintra alberga um ecossistema privilegiado. Compreende valores naturais muito importantes para a conservação. A Águia de Bonelli é um destes valores, retratado no Totem da Quintinha de Monserrate.

______


Informação e imagem: Parques de Sintra - Monte da Lua