António Silva

 

António Silva foi um dos atores portugueses mais populares e importantes do século XX. Hoje, conhecemos o seu trabalho sobretudo através dos filmes, no entanto António Silva, foi também ator de teatro e de revista, um género de teatro tipicamente português com muito humor e música.
O seu destino de eleição durante as férias era a Praia das Maçãs no concelho de Sintra.

Image

Sabe mais sobre o Auditório António Silva

Na secção "Desenhos para colorir" tens mais desenhos que tu podes colorir.

... existe um auditório com o nome de António Silva? É verdade! Este auditório municipal foi inaugurado em 2001, tem 188 lugares sendo 2 para pessoas com condição especial e recebe espetáculos de teatro, dança e de música, também acontecem colóquios, seminários e reuniões. O nome do auditório é uma homenagem ao popular ator António Silva.

Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto

Image
António Maria da Silva Nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1886 e faleceu na mesma cidade no dia 3 de março de 1971, foi um ator português do século XX.

Nasceu no seio de uma família humilde e começou a trabalhar cedo. Teve a sua formação teatral em grupos amadores da capital, estreando-se profissionalmente em 1910, no palco do Teatro da Rua dos Condes. Trabalhou vários anos consecutivos na Companhia de Teatro Santanella-Amarante, em peças de teatro ligeiro e de revista. Integrou também as companhias de Lopo Lauer, António de Macedo, Comediantes de Lisboa e Vasco Morgado.

Foi o filme "A Canção de Lisboa", do realizador Cottinelli Telmo (1933), onde demonstrou as suas grandes qualidades como ator, que o projeta no cinema e firma a sua popularidade.
Encarnou personagens cómicas e dramáticas em mais de trinta filmes: As Pupilas do Senhor Reitor (1935), O Pátio das Cantigas (1942), O Costa do Castelo (1943), Amor de Perdição (1943), Camões (1946), O Leão da Estrela (1947), Fado (1948), entre outras.

Foi distinguido, no dia 4 de novembro de 1966, como Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, uma das Antigas Ordens Militares que tem por fim distinguir o mérito literário, científico e artístico, pela Presidência da República Portuguesa.