Camélia

 
Esta flor é um dos símbolos de Sintra.

Sim, é verdade, a camélia está ligada ao nosso concelho e particularmente à Serra de Sintra. Existem vários acontecimentos na história sintrense com o seu nome, tais como o Baile das Camélias ou o Rally das Camélias.
Image

Pinta uma camélia para ofereceres à tua mãe

Image
Descarrega o ficheiro PDF, imprime e pinta como na imagem em cima ou, então, a teu gosto.
Image
Descarrega o ficheiro PDF que vês no lado direito, imprime e pinta como na imagem à esquerda ou, então, a teu gosto.

... que também se faz chá das folhas de uma flor da família das Camélias?

Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto

Image

Uma regra de ouro do Baile das Camélias é o traje a rigor, já que se trata de um baile de gala, e todos os sintrenses são convidados a participar nesta festa.

A tradição da noite das Camélias remonta a 19 de março de 1941, quando um grupo de sintrenses decidiu organizar uma festa. Na época havia grande rivalidade entre os jardineiros das quintas e a noite das camélias era preparada por aqueles trabalhadores de Sintra que queriam exibir as flores mais bonitas. Por isso, e após a festa, havia o baile dos jardineiros.

Naquela noite eram exibidas autênticas obras de arte fixadas nas parede em redes sobre o palco e, no meio do salão, era criado um centro com mais de três metros de diâmetro ostentado milhares de camélias. A noite das Camélias era considera a festa rainha do concelho de Sintra.

A Noite das Camélias era considerada a festa rainha do Concelho e as pessoas vestiam-se de gala para o evento. Mandavam fazer vestidos compravam sapatos e arrajavam o cabelo. Era a noite mais importante do ano e era preparada durante meses.

(fonte de texto e imagem: Junta da União das Freguesias de Sintra)