Museu Anjos Teixeira

 
Este museu fica na vila de Sintra e é dedicado à obra de dois escultores: Artur Anjos Teixeira, e o seu flho Pedro. Os temas mais apreciados para as suas obras foram o corpo humano, os animais, o trabalho, figuras históricas e religiosas. O espaço exterior é também muito bonito, tendo à frente do museu, uma escultura de Pedro Anjos Teixeira: "Os Perseguidos".
Image

Conhece algumas obras deste museu

 
Image
Na secção "Exposições" encontras algumas obras de Mestre Pedro Anjos Teixeira

... neste museu podes encontrar um conjunto de esculturas de animais? É verdade! Pedro Anjos Teixeira herdou de seu pai, Artur, o gosto por animais e fez muitos ao longo da sua vida, tanto em desenho como em escultura.

Onde fica?
Morada:
Azinhaga da Sardinha
Rio do Porto
Volta do Duche
2710-631 Sintra

Telefone e Fax:

21 923 88 27

E-mail:
museu.ateixeira@cm-sintra.pt

Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto

Inserido em pleno Centro Histórico de Sintra, o Museu Anjos Teixeira encontra-se instalado num imóvel construído nos inícios do século XX, para azenha, o qual, na Azinhaga da Sardinha, aproveitava outrora as águas do Rio do Porto. Mais tarde, esta foi transformada em serração de pedra, tendo sido, por fim, adquirida pela Câmara Municipal de Sintra, no intuito de aqui instalar um depósito de viaturas municipais.

Em 1976, porém, é aberto ao público com a Colecção de Mestre Pedro Augusto dos Anjos Teixeira (1908-1997) e, ainda, com boa parte da de seu pai, Artur Gaspar dos Anjos Teixeira (1880-1935), legadas oficialmente à Edilidade Sintrense dois anos antes.

É deste modo que, para deleite dos seus visitantes, as obras de dois grandes Mestres Escultores Contemporâneos ficaram reunidas neste mesmo espaço.
Neste museu existem duas colecções distintas, a de Artur Anjos Teixeira e também a de seu filho, Pedro.