Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Este museu funciona na localidade com o mesmo nome, Odrinhas. Neste espaço podes encontrar diversas culturas do passado através das peças aí existentes.
As velhas pedras falam-te dos Romanos que viveram em Sintra há 2000 anos: dos Visigodos e Muçulmanos que por aqui passaram mais tarde, do período medieval depois da Reconquista e da sua evolução até ao século XIX!
São objetos que contam histórias de pessoas com origens muito diferentes e que, tal como tu, viveram nesta região.

Avenida Prof. Dr. D. Fernando de Almeida
São Miguel de Odrinhas - Sintra
2705-739 São João das Lampas
Tel: +351 219 609 520
Fax: +351 219 609 529
Email: dbmu.masmo.geral@cm-sintra.pt
Email: dbmu.masmo.divulgacao@cm-sintra.pt
Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto
Breve Historial
O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas remonta as suas origens a meados do século XVI, quando por iniciativa de alguns eruditos, entre os quais se destaca Francisco d’Ollanda, se começa a concentrar em torno da Ermida de São Miguel de Odrinhas, uma importante colecção de inscrições romanas provenientes dos campos circundantes.
Em 1955, por iniciativa de Joaquim Fontes, decide a Câmara Municipal de Sintra empreender a construção de um pequeno imóvel que albergasse o importante conjunto patrimonial que até então se tinha conseguido reunir. Fruto da herança patrimonial legada pelo antigo Museu de Odrinhas e pela extinta Secção de Arqueologia do Museu Regional de Sintra, a 11 de Setembro de 1999 foi inaugurado o novo Museu, concretamente a secção lapidar denominada “O Livro de Pedra”.
Colecções/Patrimónios
O acervo do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é composto maioritariamente por colecções de arqueologia provenientes, quase na totalidade, das diversas estações arqueológicas existentes no Concelho de Sintra.
O conjunto do espólio arqueológico constitui-se em dois núcleos próprios, designadamente o acervo lapidar - onde se inclui a colecção epigráfica, de temática religiosa e funerária, atribuível aos períodos romano, medieval e moderno - e as colecções de peças arqueológicas que evocam o quotidiano das comunidades que se fixaram na região sintrense desde o Paleolítico. Merece especial destaque o conjunto de epigrafia latina que individualiza este espaço museológico dos seus congéneres nacionais.
Serviços Disponibilizados ao Público
Acolhimento: Recepção, livraria, loja e cafetaria
Exposição permanente
“O Livro de Pedra”/Epigrafia: secção lapidar do Museu, distribuída por sete salas temáticas, onde se pode observar um conjunto de pedras tumulares, sarcófagos, estelas, altares e lintéis, desde a época etrusca à Idade Moderna, com especial relevância para a colecção de lápides romanas epigrafadas.
Serviços Educativos
Todas as visitas ao Museu são guiadas.
Edições do Museu
Centro de Documentação / Biblioteca
Especialização: Arqueologia, História da Arte, Antropologia Cultural, Filologia, Etnografia, História Antiga.
Auditório
100 lugares. Está equipado com projectores de diapositivos, retroprojectores de acetatos e, ainda, equipamento de som, incluindo microfones.