Museu de História Natural de Sintra

 

Em Sintra, este museu dá-nos a conhecer o maravilhoso mundo da Natureza. A formação do planeta, minerais, dinossáurios, animais pré-históricos... até ao aparecimento dos primeiros hominídeos, ou seja, o princípio do que hoje somos: Homo Sapiens. Este museu tem também duas mascotes dinossauro - um menino e uma menina - que simbolizam dois peleontólogos/pesquisadores e se baseiam no patrono e mulher.
Aqui estão expostas milhares de peças de valor incalculável e enorme importância científica, peças que foram doadas ao município pelo colecionador e patrono do museu Miguel Barbosa e sua mulher, Fernanda Barbosa.

Image

... Sabias que o exemplar deste Dinossauro, conhecido como réptil voador, o Brasileodactylus Barbosensis, é único no mundo. Este exemplar encontra-se totalmente inteiro, e já foi estudado profundamente pelo departamento de Geologia do Museu de História Natural de Karlsruhe.

Onde fica?

Museu de História Natural de Sintra

Rua do Paço, 20

2710-602  Sintra, Portugal

Tel: +351 219 238 563

Fax: +351 219 238 520

Receção / Loja: +351 219 238 526

Email: dbmu.museu.hnatural@cm-sintra.pt 

Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto

Image

Este museu foi inaugurado em agosto de 2009 e é uma das valências museológicas mais bem apetrechadas do país, por forma a oferecer aos seus visitantes uma estada enriquecedora.

Para tal contribui a magnífica Coleção, organizada durante anos pelo investigador Miguel Barbosa, a qual doou ao Município de Sintra.

O Museu de História Natural de Sintra localiza-se em pleno Centro Histórico da Vila Velha de Sintra, na Rua do Paço, num edifício do século XIX, mais concretamente de 1893.

Nele, está exposta ao público uma exposição de longa duração, cuja génese nasceu das mãos do colecionador Miguel Barbosa e de sua mulher, Fernanda Barbosa, os quais, durante cerca de 50 anos, reuniram um acervo único composto por milhares de fósseis de valor cultural e científico incalculável.

Este Museu conta, para além da Sala de Exposição Permanente, com uma Sala de Exposições Temporárias preparada para receber mostras e eventos diversos, com uma Reserva e Laboratório para o tratamento e estudo das peças, com um pequeno Serviço de Documentação especializado e ainda com uma Loja e uma Cafetaria. O espaço expositivo tem uma apresentação dinâmica, recorrendo a conceções de mobiliário e equipamento assentes na modernidade, jogando, ainda, com o recurso às novas tecnologias.

Dentro do mesmo espírito, foi concebido o Serviço Educativo, o qual, partindo da exposição patente ao público, vai contar a história que começa com a formação da Terra Primitiva e as mutações que esta sofreu ao longo de milhões de anos no decorrer das diferentes Épocas Geológicas, desde o Pré-Câmbrico ao Quaternário, mostrando toda a evolução da vida através das Coleções Municipais de Paleontologia, Mineralogia, Malacologia e Petrografia oriundas das mais diversificadas partes do mundo.

 

Conhece um pouco deste museu AQUI