Palácio Nacional da Pena

 
Este palácio faz lembrar um conto de fadas, não achas? Sabes que isso acontece porque foi construído com vários estilos de arquitectura: desde o medieval ao neo-manuelino? E, neste aspecto, não podemos esquecer o antigo Convento da Pena, de estilo renascentista, que já ali estava e continuou... sim, o Palácio cresceu à volta do Convento e a sua mistura de estilos foi idealizada pela sensibilidade artística do seu criador D. Fernando II!
Image

Um desenho para colorir

 
Image
Na secção "Desenhos para colorir" tens um desenho do Palácio da Pena para pintar.

... A primeira fotografia feita em Portugal é com o Palácio da Pena? Sim, o autor foi Wenceslau Cifka. Cifka também tem outra importante ligação a Sintra: ajudou o Barão de Eschwege a planear o Parque da Pena, o grande jardim do Palácio da Pena.

Onde fica?

Horário:
Parque: segunda a domingo - 9h30 às 20h00
Palácio: segunda a domingo - 9h30 às 19h00, último bilhete 18h15
Terraço: segunda a domingo - 9h45 às 19h30, último bilhete 18h45

Morada:
Estrada da Pena, 2710-609 Sintra

Telefone:
21 910 53 40

Sítio na Web:
www.parquesdesintra.pt

E-mail:
geral.pnp@parquesdesintra.pt

Vamos descobrir mais em família, lendo em conjunto

O Palácio da Pena constitui o mais completo e notável exemplar da arquitetura portuguesa do Romantismo (referencia arquitetónica de influência manuelina e mourisca).

Edificado a cerca de 500 metros de altitude, remonta a 1839, Séc.XIX, quando o Rei Consorte D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha (1816-1885), adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a sua adaptação a palacete.

Para dirigir as obras, o rei chamou o Barão de Eschwege​ que se inspirou nos palácios da Baviera para construir este notável edifício.

Extremamente fantasiosa, a arquitetura da Pena utiliza os "motivos" mouriscos, góticos e manuelinos, mas também o espírito Wagneriano dos castelos Schinkel do centro da Europa.

O Palácio da Pena situa-se a 4,5 km do centro histórico de Sintra e foi construído para ser observado de qualquer ponto do Parque, floresta e jardins luxuriantes que contam com mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo.


Mais informação:

https://www.parquesdesintra.pt/pontos-de-atracao/barao-de-eschwege/